Rodas de Conversa

As Rodas de Conversa Redelê são encontros temáticos para discutir assuntos propostos pelos membros da nossa rede. Acontecem semanalmente, em ciclos mensais. Isso quer dizer que, a cada mês, formaremos novos grupos com temas diferentes para que você possa conhecer outras(os) educadoras(es) e possa pensar sobre assuntos diferentes ou mesmo em ângulos diferentes sobre um mesmo assunto.

A sua participação é registrada a cada encontro e ao final do semestre você recebe um certificado!

Atividades disponíveis para todos os membros Redelê. Confira abaixo a programação.

2024 - PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO

Rodas de Conversas

TER (20 e 27/02)

Facilitadora: Pati Calheta

Como gestoras(es) podem acolher professoras(es) no início do ano?

QUA (21 e 28/02)

Facilitadora: Alice Junqueira

Como acolher meus estudantes no início do ano?

QUI (22 e 29/02)

Facilitadora: Mariana Garcia

Como traçar minhas metas para o 1º. semestre?

Clubes de Leituras

SEG (05, 19 e 26/02)

Facilitadora: Nina Brondi

TER (06, 20 e 27/02) e QUA (07/02)

Facilitadora: Mayssara Reany

QUI (08, 22 e 29/02)

Facilitadora: Edi Fonseca

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

Rodas de Conversas

SEG (04, 11, 18 e 25/03)

Facilitadora: Sandra Amorim

EFI: Como fazer o diagnóstico dos estudantes em Matemática?

TER (05, 12, 19 e 26/03)

Facilitadora: Lucila Bernardes

EFI/EFII: Como a professora pode cuidar para manter seu equilíbrio emocional?

QUA (06, 13, 20 e 27/03)

Facilitadora: Alice Junqueira

EFI: Como diagnosticar as hipóteses de escrita dos estudantes na alfabetização?

QUI (07, 14 e 21/03)

Facilitadora: Pati Calheta

EFI: Como fazer o diagnóstico da produção escrita dos estudantes?

Clubes de Leituras

SEG (04, 11, 18 e 25/03)

Facilitadora: Nina Brondi

Clube de Livros Ilustrados

QUI (07, 14 e 21/03)

Facilitadora: Edi Fonseca

Clube de Contos

PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

Rodas de Conversas

SEG (01, 08, 15 e 22/04)

Facilitadora: Sandra Amorim

EFI: Como trabalhar com situações- problema para promover avanços dos estudantes em Matemática?

TER (02, 09, 16 e 23/04)

Facilitadora: Lara Rocha

EFI/EFII: Literatura afro-brasileira: o que ela pode nos ensinar?

TER (02, 09, 16 e 23/04)

Facilitadora: Mayssara Reany

EFII: Como fazer o diagnóstico da produção escrita dos estudantes?

QUA (03, 10, 17 e 24/04)

Facilitadora: Alice Junqueira

EFI: Como promover avanços nas hipóteses de escrita durante a alfabetização?

QUA (03, 10, 17 e 24/04)

Facilitadora: Lícia Beltrão

EFI: Como promover o ensino de poemas?

QUI (04, 11, 18 e 25/04)

Facilitadora: Pati Calheta

EFI: Como trabalhar com sequências didáticas em Língua Portuguesa?

Clubes de Leituras

SEG (01, 08, 15 e 22/04)

Facilitadora: Nina Brondi

Clube de Livros Ilustrados

QUI (04, 11, 18 e 25/04)

Facilitadora: Edi Fonseca

Clube de Contos

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Rodas de Conversas

SEG (06, 13, 20 e 27/05)

Facilitadora: Lícia Beltrão

EFI/EFII: Que ações estão em jogo na formação leitora da professora?

TER (07, 14, 21 e 28/05)

Facilitadora: Sandra Amorim

EFI: Como trabalhar com recursos estruturados e não estruturados na Matemática?

TER (07, 14, 21 e 28/05)

Facilitadora: Lucila Bernardes

EI: Como trabalhar com conflitos na sala de aula?

QUA (08, 15, 22 e 29/05)

Facilitadora: Alice Junqueira

EFI: Como os jogos podem contribuir para ensinar ortografia?

QUA (08, 15, 22 e 29/05)

Facilitadora: Mari Garcia

EI/EFI: Como a Comunicação Não Violenta (CNV) contribui com o clima escolar?

QUI (02, 09, 16 e 23/05)

Facilitadora: Pati Calheta

EFI: Como favorecer a reescrita dos textos dos estudantes?

Clubes de Leituras

SEG (06, 13, 20 e 27/05)

TER (07, 14, 21 e 28/05)

Facilitadora: Nina Brondi

Clube de Livros Ilustrados

QUA (08, 15, 22 e 29/05)

Facilitadora: Dianne Melo

QUI (02, 09, 16 e 23/05)

Clube de Leitura

Facilitadora: Edi Fonseca

Clube de Contos

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

Rodas de Conversas

SEG (03, 10, e 17/06)

Facilitadora: Elaine dos Santos

Como os gestores ajudam a fortalecer o vínculo das famílias com a escola?

TER (04, 11, 18 e 25/06)

Facilitadora: Mari Garcia

Como a Comunicação Não Violenta apoia a relação professor-estudante?

QUA (05, 12, 19 e 26/06)

Facilitadora: Alice Junqueira

Como e por que ler e contar histórias na Educação Infantil?

QUI (06, 13, 20 e 27/06)

Facilitadora: Pati Calheta

Como e por que combinar alfabetização e textos no Ensino Fundamental?

Clubes de Leituras

SEG (03, 10, 17 e 24/06)

TER (04, 11, 18 e 25/06)

Facilitadora: Nina Brondi

Clube de Livros Ilustrados

QUA (05, 12, 19 e 26/06)

Facilitadora: Dianne Melo

QUI (06, 13, 20 e 27/06)

Clube de Leitura

Facilitadora: Edi Fonseca

Clube de Contos

2023

Quer saber quais temas e assuntos mobilizaram as Rodas de Conversa em 2023?

Confira abaixo:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE DEZEMBRO 2023

Vou te contar como é: Tatiane e Edna (escola no Pantanal) e Silvone (infância na aldeia indígena)

Oficina de música com Angelo Mundy

Teatro, bate-papo e música com Furunfunfum e a peça “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos

Contação de histórias com Pati e Cris Mendes da CIA Alumiar

SEG (11/12) e TER (12/12)

Clube de leitura de livros ilustrados com Nina Brondi

*Anúncio dos destaques do ano Redelê 2023 no dia 11/12

QUA (13/12) e QUI (14/12)

Clube de leitura de contos e crônicas com Edi Fonseca

PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO 2023

EFI: O que observar ao registrar as aprendizagens de estudantes com deficiência intelectual?

Facilitadora: Mayssara Reany

EFI: Um olhar para a avaliação de saberes matemáticos nos Anos Iniciais. 

Facilitadora: Sandra Amorim

EFI: como avaliar o avanço dos alunos na leitura de textos do campo artístico-literário (BNCC)?

Facilitadora: Alice Junqueira

EEI/EFI: Quais práticas de Comunicação Não Violenta podemos implementar na escola?

Facilitadora: Mariana Garcia

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO 2023

EI/EFI: como promover comunicação não violenta na escola?

Facilitadora: Mariana Garcia

EFI: é preciso sempre fazer uma atividade diferente para estudantes com deficiência intelectual?

Facilitadora: Mayssara Reany

EI/EFI: como desenvolver o gosto pela leitura?

Facilitadora: Lícia Beltrão

EI/EIF: como orientar os professores a trabalhar a indisciplina na escola?

Facilitadora: Lucila Bernardes

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO 2023

EFI: como estimular as aprendizagens de crianças com deficiências?

Facilitadora: Mayssara Reany

EFI: como articular matemática e língua portuguesa na rotina das aulas?

Facilitadoras: Sandra Amorim e Pati Calheta

EFI: como os jogos podem contribuir para a alfabetização?

Facilitadora: Alice Junqueira

EI/EFI: como organizar tempos, espaços e materiais para a leitura?

Facilitadora: Mari Americano e Patricia Auerbach

QUI ( 14, 21 e 28/09)
RODA ABERTA:

EFI: como atuar na alfabetização tardia?Facilitadora: Pati Calheta

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO 2023

EI/EFI: como ajudar meus alunos a avançar na leitura?

Facilitadora: Alice Junqueira

EI: quais as boas propostas para a inclusão de todas as crianças? 

Facilitadora: Lucila Bernardes

EFI: na matemática, como planejar o trabalho com as unidades temáticas?

Facilitadora: Sandra Amorim

 EFI: como minha turma pode avançar na produção escrita? 

Facilitadora: Patricia Calheta