Rodas de Conversa
As Rodas de Conversa Redelê são encontros temáticos para discutir assuntos propostos pelos membros da nossa rede. Acontecem semanalmente, em ciclos mensais. Isso quer dizer que, a cada mês, formaremos novos grupos com temas diferentes para que você possa conhecer outras(os) educadoras(es) e possa pensar sobre assuntos diferentes ou mesmo em ângulos diferentes sobre um mesmo assunto.
A sua participação é registrada a cada encontro e ao final do semestre você recebe um certificado!
Atividades disponíveis para todos os membros Redelê. Confira abaixo a programação.
2024 - PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO
Rodas de Conversas
TER (20 e 27/02)
Facilitadora: Pati Calheta
Como gestoras(es) podem acolher professoras(es) no início do ano?
QUA (21 e 28/02)
Facilitadora: Alice Junqueira
Como acolher meus estudantes no início do ano?
QUI (22 e 29/02)
Facilitadora: Mariana Garcia
Como traçar minhas metas para o 1º. semestre?
Clubes de Leituras
SEG (05, 19 e 26/02)
Facilitadora: Nina Brondi
TER (06, 20 e 27/02) e QUA (07/02)
Facilitadora: Mayssara Reany
QUI (08, 22 e 29/02)
Facilitadora: Edi Fonseca
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
Rodas de Conversas
SEG (04, 11, 18 e 25/03)
Facilitadora: Sandra Amorim
EFI: Como fazer o diagnóstico dos estudantes em Matemática?
TER (05, 12, 19 e 26/03)
Facilitadora: Lucila Bernardes
EFI/EFII: Como a professora pode cuidar para manter seu equilíbrio emocional?
QUA (06, 13, 20 e 27/03)
Facilitadora: Alice Junqueira
EFI: Como diagnosticar as hipóteses de escrita dos estudantes na alfabetização?
QUI (07, 14 e 21/03)
Facilitadora: Pati Calheta
EFI: Como fazer o diagnóstico da produção escrita dos estudantes?
Clubes de Leituras
SEG (04, 11, 18 e 25/03)
Facilitadora: Nina Brondi
Clube de Livros Ilustrados
QUI (07, 14 e 21/03)
Facilitadora: Edi Fonseca
Clube de Contos
PROGRAMAÇÃO DE ABRIL
Rodas de Conversas
SEG (01, 08, 15 e 22/04)
Facilitadora: Sandra Amorim
EFI: Como trabalhar com situações- problema para promover avanços dos estudantes em Matemática?
TER (02, 09, 16 e 23/04)
Facilitadora: Lara Rocha
EFI/EFII: Literatura afro-brasileira: o que ela pode nos ensinar?
TER (02, 09, 16 e 23/04)
Facilitadora: Mayssara Reany
EFII: Como fazer o diagnóstico da produção escrita dos estudantes?
QUA (03, 10, 17 e 24/04)
Facilitadora: Alice Junqueira
EFI: Como promover avanços nas hipóteses de escrita durante a alfabetização?
QUA (03, 10, 17 e 24/04)
Facilitadora: Lícia Beltrão
EFI: Como promover o ensino de poemas?
QUI (04, 11, 18 e 25/04)
Facilitadora: Pati Calheta
EFI: Como trabalhar com sequências didáticas em Língua Portuguesa?
Clubes de Leituras
SEG (01, 08, 15 e 22/04)
Facilitadora: Nina Brondi
Clube de Livros Ilustrados
QUI (04, 11, 18 e 25/04)
Facilitadora: Edi Fonseca
Clube de Contos
PROGRAMAÇÃO DE MAIO
Rodas de Conversas
SEG (06, 13, 20 e 27/05)
Facilitadora: Lícia Beltrão
EFI/EFII: Que ações estão em jogo na formação leitora da professora?
TER (07, 14, 21 e 28/05)
Facilitadora: Sandra Amorim
EFI: Como trabalhar com recursos estruturados e não estruturados na Matemática?
TER (07, 14, 21 e 28/05)
Facilitadora: Lucila Bernardes
EI: Como trabalhar com conflitos na sala de aula?
QUA (08, 15, 22 e 29/05)
Facilitadora: Alice Junqueira
EFI: Como os jogos podem contribuir para ensinar ortografia?
QUA (08, 15, 22 e 29/05)
Facilitadora: Mari Garcia
EI/EFI: Como a Comunicação Não Violenta (CNV) contribui com o clima escolar?
QUI (02, 09, 16 e 23/05)
Facilitadora: Pati Calheta
EFI: Como favorecer a reescrita dos textos dos estudantes?
Clubes de Leituras
SEG (06, 13, 20 e 27/05)
TER (07, 14, 21 e 28/05)
Facilitadora: Nina Brondi
Clube de Livros Ilustrados
QUA (08, 15, 22 e 29/05)
Facilitadora: Dianne Melo
QUI (02, 09, 16 e 23/05)
Clube de Leitura
Facilitadora: Edi Fonseca
Clube de Contos
PROGRAMAÇÃO DE JUNHO
Rodas de Conversas
SEG (03, 10, e 17/06)
Facilitadora: Elaine dos Santos
Como os gestores ajudam a fortalecer o vínculo das famílias com a escola?
TER (04, 11, 18 e 25/06)
Facilitadora: Mari Garcia
Como a Comunicação Não Violenta apoia a relação professor-estudante?
QUA (05, 12, 19 e 26/06)
Facilitadora: Alice Junqueira
Como e por que ler e contar histórias na Educação Infantil?
QUI (06, 13, 20 e 27/06)
Facilitadora: Pati Calheta
Como e por que combinar alfabetização e textos no Ensino Fundamental?
Clubes de Leituras
SEG (03, 10, 17 e 24/06)
TER (04, 11, 18 e 25/06)
Facilitadora: Nina Brondi
Clube de Livros Ilustrados
QUA (05, 12, 19 e 26/06)
Facilitadora: Dianne Melo
QUI (06, 13, 20 e 27/06)
Clube de Leitura
Facilitadora: Edi Fonseca
Clube de Contos
2023
Quer saber quais temas e assuntos mobilizaram as Rodas de Conversa em 2023?
Confira abaixo:
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE DEZEMBRO 2023
Vou te contar como é: Tatiane e Edna (escola no Pantanal) e Silvone (infância na aldeia indígena)
Oficina de música com Angelo Mundy
Teatro, bate-papo e música com Furunfunfum e a peça “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos
Contação de histórias com Pati e Cris Mendes da CIA Alumiar
SEG (11/12) e TER (12/12)
Clube de leitura de livros ilustrados com Nina Brondi
*Anúncio dos destaques do ano Redelê 2023 no dia 11/12
QUA (13/12) e QUI (14/12)
Clube de leitura de contos e crônicas com Edi Fonseca
PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO 2023
EFI: O que observar ao registrar as aprendizagens de estudantes com deficiência intelectual?
Facilitadora: Mayssara Reany
EFI: Um olhar para a avaliação de saberes matemáticos nos Anos Iniciais.
Facilitadora: Sandra Amorim
EFI: como avaliar o avanço dos alunos na leitura de textos do campo artístico-literário (BNCC)?
Facilitadora: Alice Junqueira
EEI/EFI: Quais práticas de Comunicação Não Violenta podemos implementar na escola?
Facilitadora: Mariana Garcia
PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO 2023
EI/EFI: como promover comunicação não violenta na escola?
Facilitadora: Mariana Garcia
EFI: é preciso sempre fazer uma atividade diferente para estudantes com deficiência intelectual?
Facilitadora: Mayssara Reany
EI/EFI: como desenvolver o gosto pela leitura?
Facilitadora: Lícia Beltrão
EI/EIF: como orientar os professores a trabalhar a indisciplina na escola?
Facilitadora: Lucila Bernardes
PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO 2023
EFI: como estimular as aprendizagens de crianças com deficiências?
Facilitadora: Mayssara Reany
EFI: como articular matemática e língua portuguesa na rotina das aulas?
Facilitadoras: Sandra Amorim e Pati Calheta
EFI: como os jogos podem contribuir para a alfabetização?
Facilitadora: Alice Junqueira
EI/EFI: como organizar tempos, espaços e materiais para a leitura?
Facilitadora: Mari Americano e Patricia Auerbach
QUI ( 14, 21 e 28/09)
RODA ABERTA:
EFI: como atuar na alfabetização tardia?Facilitadora: Pati Calheta
PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO 2023
EI/EFI: como ajudar meus alunos a avançar na leitura?
Facilitadora: Alice Junqueira
EI: quais as boas propostas para a inclusão de todas as crianças?
Facilitadora: Lucila Bernardes
EFI: na matemática, como planejar o trabalho com as unidades temáticas?
Facilitadora: Sandra Amorim
EFI: como minha turma pode avançar na produção escrita?
Facilitadora: Patricia Calheta